A chegada de uma nova vida é sempre um momento emocionante. Quem é mamãe ou papai de pet e opta por não castrar sua cadelinha, pois deseja que ela tenha filhotes, precisa estar por dentro de todos os cuidados necessários ao longo desse processo. 

Ao mesmo tempo, surgem muitas dúvidas, a mais comum entre elas é saber quanto tempo dura a gestação de uma cadela, a gente vai te responder essa pergunta e já iremos te ajudar a identificar quais os sintomas sua filha de 4 patas irá apresentar caso esteja esperando filhotinhos.

Duração 

Enquanto nas mulheres uma gestação dura nove meses, a de uma cadela é bem mais rápida, sendo em média de 58 a 63 dias, independente da raça ou do porte dela. 

É normal alguns partos serem mais tardios que outros, mas se a sua cadelinha não entrar em trabalho de parto 63 dias depois do cruzamento, você deverá entrar em contato com seu veterinário para saber se está tudo bem com ela e seus filhotes.

Sintomas 

Uma das formas de saber se a sua cadela está grávida é ficando atento às mudanças de hábitos. As fêmeas prenhas costumam apresentar:

  • Redução de apetite

Boa parte das cachorrinhas grávidas perdem a fome durante a gestação, principalmente no início. É importante insistir e motivar a alimentação nessa fase, oferecer rações ou comidinha natural de boa qualidade (conforme as orientações do seu veterinário de confiança) para que a gestação ocorra da melhor maneira possível. 

  • Inchaço das mamas 

Na gravidez percebe-se mudanças significativas na forma e aparência das mamas da cachorrinha. Elas se tornam maiores, em vista da produção de leite e os mamilos ficam mais escuros e extremamente sensíveis por toda a sua volta. 

cadela grávida

  • Aparecimento de corrimentos vaginais

A alteração de corrimentos vaginais é mais um sinal bem clássico que a sua cadela pode estar esperando filhotes. É indicado levá-la ao veterinário caso isso aconteça, pois se não significar uma gravidez, pode ser o indício de alguma complicação na saúde da sua filha de 4 patas. 

  • Volume abdominal 

Nada mais é que o crescimento da barriguinha. Embora demore um pouco para aparecer, é outro sinal bem forte de que ali podem haver bebês se desenvolvendo. 

  • Mudanças de comportamento

É normal que nessa fase sua cachorrinha demonstre cansaço frequente, a mudança de uma vida ativa para uma que passa a maior do tempo descansando também pode ser um sinal. Quando a gravidez evolui, comportamentos mais maternais serão bem comuns. 

Apesar desses sinais serem indícios de uma possível gravidez, só há uma forma de confirmar a gestação canina: levando sua pet ao médico veterinário. este profissional pode fazer o diagnóstico com 100% de precisão. 

Você gostaria que a nossa próxima matéria fosse sobre a hora do parto? Fala para gente nos comentários!