No vídeo abaixo, a Dra. Rafaela Barcellos, veterinária na Clínica Vets, fala sobre a importância da castração como forma de prevenção a diversas doenças na próstata de cães machos, confira!  

Em novembro existe uma campanha chamada Novembro Azul, que foi criada inicialmente para a conscientização e prevenção do câncer de próstata em seres humanos. Mas os cães machos também tem próstata, podendo sofrer modificações nesse órgão.  

A doença mais comum na próstata dos cães se chama Hiperplasia Prostática Benigna. Ela é um aumento no tamanho nesse órgão e normalmente vem acompanhada de alguns sintomas, os mais comuns são: 

- Dificuldade para defecar;

- Sangue na urina;

Já tem muitos estudos que dizem que cães acima de 2 anos, praticamente todos vão apresentar esse aumento de volume.

A Hiperplasia Prostática Benigna muitas vezes não vem sozinha, ela vai trazer outras doenças, por exemplo, a Prostatite. Ela é uma infecção da próstata, onde os abscessos prostáticos são acúmulos de pus ao redor dela. 

O tratamento quando é só Hiperplasia, se diagnosticado e tratado cedo, é relativamente simples. A gente castra o cachorro e tem uma regressão no tamanho desse órgão. Quando tem algum outro problema associado fica mais difícil. Por exemplo, Prostatite é necessário o uso de antibiótico sistêmico, mas ele não tem bom alcance na glândula , isso quer dizer que o tratamento vai ficar longo, mais complexo, e a chance de cura já diminui.

Em relação as neoplasias, que são os tumores de próstata, quando eles acontecem nos cachorros, são muito agressivos, eles são localmente invasivos então afetam esse órgão diretamente. Também fazem muita metástase, o câncer se espalha com facilidade nessa doença, a chance de cura é bem complicada. 

No cachorro, a castração reduz significamente a ocorrência da Hiperplasia Prostática Benigna e também essas doenças decorrentes dela. Castrar é o melhor método de previnir essas doenças. É um procedimento simples, rápido e nós conseguimos ter um bom controle para eles não sentirem dor. O pós-operatório é bem tranquilo nos cães machos.

Além dessas doenças também ajuda em alguns problemas de comportamento, como ficar fazendo xixi para marcar território, brigas com outros cachorros e auxilia no controle populacional. 

Com o plano de saúde Nofaro você conta com esse procedimento, assegurando a saúde do seu melhor amigo e oferecendo a ele uma maior qualidade de vida. 

Ficou com alguma dúvida? Escreve para a gente nos comentários, será um prazer ajudar <3