Com a palavra, Dra. Elisa Rocha - Nefrologista e Urologista, conveniada aos nossos Planos:

"O mês de março é conhecido como o mês de cuidar dos rins!

A doença renal crônica tem grande impacto na saúde dos nossos pets. Por se tratar de uma doença silenciosa, progressiva e sem cura, precisamos estar sempre atentos aos sinais da doença!

Os sinais clínicos mais comuns são: aumento do volume de urina, urina bem clara, aumento da ingestão de água, emagrecimento progressivo, falta de apetite e vômito/náusea.

O diagnóstico é realizado através de exames de sangue, urina e de imagem. As alterações que podemos observar nesses pacientes são aumento de creatina e ureia no sangue, baixa densidade urinária no exame de urina e alterações na imagem dos rins.

Atualmente, existe um exame que diagnostica a lesão renal precocemente, antes de a creatinina aumentar no sangue: o SDMA. Em um estudo observou-se que o SDMA aumenta quase 10 meses antes da creatinina.

A IRIS (International Renal Interest Society) classifica a doença renal crônica em 4 estágios, conforme o valor de creatinina, sendo que o primeiro estágio não há ainda aumento de creatinina!

Os cães e gatos idosos são os mais afetados. No entanto, animais jovens também podem apresentar doença renal crônica, o que ressalta a importância dos check ups!

Sabia que o Nofaro conta com atendimento especializado em Nefrologia?

Seu companheiro está apresentando algum desses sinais? Marque uma consulta especializada!"

E aí pessoal, viram a importância dos check ups para a prevenção dos nossos pets?

Qualquer dúvida escrevam para a gente abaixo que a Dra Elisa responde :)