Que legal que sua família vai aumentar! Chegou a hora de trazer o primeiro animal de estimação para casa. Mas você sabe quais itens não podem faltar? E quais os cuidados que você precisa tomar? Ter esses bichinhos em nossas vidas é maravilhoso, mas também requer alguns cuidados e atenção. 

Separamos algumas dicas para ajudar os donos de primeira viagem! Com essas dicas você vai saber tudo que precisa para receber seu pet da melhor forma. 

Prepare a casa

É importante deixar a casa pronta para receber seu bichinho. O novo membro da família deve se sentir seguro no novo lar. Para isso, é importante mostrar que ele tem um espaço para chamar de seu, seja para dormir, comer ou fazer as necessidades. 

Além disso, deixar o local seguro para evitar acidentes é essencial. Sacolas plásticas, fios de tomada, objetos cortantes, remédios e produtos de limpeza não podem estar espalhados pelo chão da casa, ok? Também certifique-se de que suas plantas não são venenosas, já que os pets podem tentar comê-las. Esses itens são perigosos para qualquer animal de estimação e ainda mais para os filhotes, que tendem a ser muito curiosos.

Se o seu novo amigo é um gato, dê atenção especial às janelas, muros e varandas. Como os felinos adoram se equilibrar nos parapeitos, é imprescindível instalar redes de proteção em todas essas áreas.

Veja aqui mais dicas para ajudar na adaptação de filhotes!

Compre o que é importante

Alguns itens são indispensáveis para os cuidados com o pet. Vasilha de água e ração, coleira e guia, brinquedos, shampoo e condicionador…

Um investimento que pode não parecer, mas é muito importante, é comprar brinquedos para o seu novo amigo. Quando os bichinhos estão com energia acumulada, tendem a começar a descarregar nos objetos ao redor, como sofás, tapetes e almofadas. Por isso as brincadeiras são fundamentais para essa adaptação do pet. 

Gatos, por exemplo, adoram brincar com arranhadores, que são essenciais também para manter as unhas do bichano sempre aparadas. Os cachorros costumam gostar das bolinhas e mordedores. Se o seu pet é filhote, ele pode sentir falta do aconchego dos seus primeiros dias de vida com a mãe e os irmãos biológicos. Por isso, também é indicado um bichinho de pelúcia para que ele se sinta mais acompanhado. 

Mas é necessário atenção, os mordedores e pelúcias podem ser destruídos rapidamente e devem ser retirados quando começarem a soltar pedaços! 

Escolha a ração certa

Uma dieta equilibrada também é muito importante para a saúde e bem-estar dos pets. O primeiro passo para escolher a ração para o seu novo animal de estimação é observar as especificações quanto aos tipos de rações e certificar qual é a indicada para o seu animal de estimação. Existem as específicas para filhotes, adultos de pequeno e grande porte, e as de condições especiais. 

Cada tipo de ração é composto pelos nutrientes necessários para o perfil do animal, e uma alimentação inadequada pode comprometer o desenvolvimento, a pelagem e a ossatura do seu pet. É importante que você pergunte ao veterinário sobre o que é indicado para o seu novo amigo.  

Vacinas e cuidados de saúde

Você sabe quais as principais vacinas que seu pet deve ter? De quanto em quanto tempo devem ser tomadas? A vacinação adequada é a única maneira de prevenir uma série de doenças e devem estar sempre em dia.

Para te ajudar, temos um calendário de vacinação para você baixar ao final desse post. ? 

Explicamos o que cada vacina previne e quando as doses devem ser tomadas. E não esqueça que um plano de saúde pet cobre essas despesas com consultas e vacinação, além de proteger o seu pet em caso de acidentes. 

Conheça nossos planos de saúde pet aqui.

E atenção: quando filhote, seu bichinho só pode sair na rua ao ter as três primeiras doses de vacinação, pois são mais suscetíveis às doenças. É preciso mais cuidados nesta fase, para que não peguem doenças transmissíveis, pulgas ou carrapatos. 

Comece a educá-lo desde cedo

Seu pet precisa aprender o que é certo ou errado. A maneira que você vai treiná-lo vai ajudar a moldar a forma como ele se portará na sua casa. Uma das melhores maneiras de educar o seu pet é ter sempre uma atitude positiva e atenciosa, utilizando prêmios como recompensa para atitudes corretas, como xixi e cocô no local adequado. 

Nesse início de adaptação, mesmo os cães que já tenham passado por outros lares devem receber atenção quando precisam fazer suas necessidades. A melhor maneira de evitar transtornos é se antecipar a eles e levar seu cachorro ao local certo quando perceber que eles precisam se aliviar. Isso deve ser feito constantemente até que se acostume com a rotina. 

Eles ainda não sabem o que é certo e errado, e precisam que você os mostre de alguma forma. Os petiscos são ótimas recompensas para estimulá-los, e brigar com eles pode não ser compreendido da maneira correta. Preste atenção ao tom de voz e utilize sempre os mesmos comandos variando a tonalidade da fala para cada um. Os animais prestam atenção na maneira como o dono fala. 

 

Gostou das dicas? Esperamos que seu pet traga mais amor e felicidade para o seu lar. Não esqueça de baixar o calendário de vacinação abaixo e manter seu gato ou cachorro sempre bem cuidado.

 

Qualquer dúvida pode contar com a gente!