Valente e corajoso, mas também pequenino, o cachorro Chihuahua para o seu tamanho diminuto tem uma baita personalidade. Pertencente ao grupo Toy, o Chihuahua é um ótimo cão de companhia e é muito devoto ao seu dono. Além de ser um ótimo cão de guarda, já que ele está sempre atento ao seu ambiente.

Conhecida por ser uma das menores do mundo, a raça de cachorro Chihuahua tem altura variável entre 16 e 20 cm e chega a pesar no máximo 3 kg.

Mas apesar da estrutura compacta e graciosa, ele é um cãozinho forte. Sua cabeça é redonda como uma maçã. Suas orelhas são grandes e eretas. Os olhos são grandes e redondos, não protuberantes. E o seu focinho é bem curto. 

Personalidade, temperamento e saúde do Chihuahua

Normalmente temperamental, o cachorro da raça Chihuahua é um cão devoto ao seu dono, e só a uma pessoa. É um cão bastante alerta e corajoso, o que faz dele um bom cão de guarda, já que ele late ao menor sinal estranho.

A escovação dos seus pelos deve ser feita semanalmente. Banhos podem ser esporádicos se a escovação dos pelos for feita com uma boa freqüência. As unhas devem ser cortadas com uma boa regularidade, pois crescem rápido.

A escovação dos dentes deve ser feita de duas a três vezes por semana, já que os Chihuahuas são propensos a terem problemas dentários. As orelhas também devem ser verificadas e limpas com algodão embebido de solução auricular.

É necessário também estar atento à temperatura ambiente, principalmente se estiver frio, pois Chihuahuas tem pouca tolerância à temperaturas baixas.

A alimentação: a recomendação diária é de ¼ a ½ xícara de chá de ração de boa qualidade. Neste ponto, é importante dar uma alimentação correta ao Chihuahua, pois esta raça tem tendência a ser fresca em relação aos alimentos.

Atividade física: apesar de ser pequeno, o Chihuahua é bastante energético e exige uma quantidade de atividade física razoável. Caminhadas diárias de 20 a 30 minutos e brincadeiras ao ar livre são uma boa pedida.

Simule seu plano de saúde para seu pet e deixe ele sempre protegido!