Pertencente ao grupo dos Hound, e de focinho potente, o Beagle é um cão super farejador que está sempre disposto a procurar por comida e, por isso, dá um belo cão de caça - embora hoje em dia já não seja mais utilizado para isso. As suas origens são incertas, mas acredita-se que a raça exista desde antes do ano 400 a.C.

            De pequeno ou médio porte - possuem altura variável entre 33 a 38 cm e podem pesar entre 8 e 13 kg. Os cães da raça Beagle têm um corpo bem balanceado, robusto mas não de forma exagerada. A sua pelagem é curta e possui grande variedade de cores, sendo a combinação mais conhecida a que mistura partes brancas, com marrons e pretas.

            É um cão dócil, corajoso e inteligente. Mas também pode ser bastante teimoso e não obedecer facilmente os seus donos, portanto, é preciso ter paciência no momento do seu adestramento. Além disso, não pode ficar muito tempo sozinho. Pode ser uma ótima companhia para crianças e idosos.

            Quanto aos cuidados com a raça, o Beagle é de fácil manutenção. Como são cães que costumam se manter limpos, e também por terem pelos curtos, não exigem nem escovação e nem banhos frequentes. Deve se atentar, porém, 'as suas orelhas caídas, que devem ser constantemente higienizadas.