As doenças na bexiga e uretra dos gatos são muito comuns na rotina veterinária. As mais comuns são: cistites (inflamatória, infecciosa ou idiopática - sem causa aparente) e urolitíase (cálculos no trato urinário).

 

Essa doenças causam alteração da frequência que o gato faz xixi, muitos animais vocalizam quando vão usar a caixa de areia, alguns gatos urinam em lugares inadequados e outros podem apresentar sangue na urina.

 

É muito importante que os tutores fiquem atentos e a qualquer alteração procurem por auxílio veterinário, pois elas apresentam os mesmos sintomas e a gravidade varia conforme a doença e o animal.

 

Para evitar esses distúrbios urinários é importante manter sempre as caixas de areia limpas e em número adequado, por exemplo, em uma casa que se tem 3 gatos se deve ter 4 caixas de areia, o cálculo é sempre 1 caixa a mais que o número total de gatos. Outro ponto importante é sempre manter água limpa e fresca, se o gatinho gosta de água corrente, é interessante investir em fontes, a alimentação úmida também é uma aliada para aumentar a ingestão de água dos nossos peludos.

Agradecemos a Dra. Elisa Rocha, Nefrologista e Urologista credenciada na Nofaro, por ter nos compartilhado seus conhecimentos!

Essa foi a dica Nofaro de hoje, até mais!