O Lhasa Apso e o Shih Tzu têm a origem no Tibete. As raças eram muito apreciadas pelos monges budistas. Elas eram consideradas nobres e muitas vezes eram dadas de presente à realeza pelos monges. Por causa de suas similaridades, quando os Shih Tzus e os Lhasas chegaram ao ocidente, as pessoas achavam que se travada da mesma raça. Foi apenas por volta de 1930 que as raças foram devidamente identificadas separadamente.

Nas características físicas, o Shih Tzu é um pouco menor que o Lhasa, pesando de 5kg à 7kg, enquanto o Lhasa pesa de 5 à 8kg, mas ambos podem medir até 28 cm de altura. As duas raças têm uma grande variedade de cores, as mais comuns são branco, preto, mel, dourado, preto e cinza escuro. A pelagem do Shih Tzu é um pouco mais fina, enquanto o Lhasa, tem a pelagem um pouco mais grossa e áspera.

A forma mais fácil de diferenciar um Shih Tzu e um Lhasa é através do focinho: os Shih Tzus são uma raça braquicefálica, isso significa que seus focinhos são mais para achatados e que suas vias respiratórias são menores, enquanto os Lhasas não possuem essa característica e têm o focinho mais proeminente.

Bem, outro fator que diferencia as raças é seu comportamento. O Lhasa Apso, apesar de sua aparência fofinha, é em sua origem um cão de guarda! Os monges os treinaram para guardar os templos. Por isso, eles têm um instinto mais aguçado de proteção e se não treinados, podem latir bastante! Dizem também que em geral, eles tendem a ser mais reservados.

Já o Shih Tzu é conhecido por ser uma raça muito dócil! Eles têm todas as características de um cão de companhia, gostam de ficar perto dos donos, são bons com crianças e idosos.

Porém, não se engane! Ambas raças têm muita energia! Então é importante que eles tenham brinquedos para gastar seu fôlego e não descontar em um móvel da casa.

Até porque, Tanto o Shih Tzu quanto o Lhasa Apso são cachorros para se ter dentro de casa, por serem raças sensíveis. Falando nisso, vamos falar sobre quais os cuidados que você precisa ter com essas raças!

Tanto o Shih Tzu quanto o Lhasa Apso possuem a pelagem longa, por isso é importante escová-los diariamente, para evitar nós! Eles também precisam tomar banhos regulares, mas nada de exageros! O ideal é um banho a cada duas semanas.

Essas raças também possuem pré disposição para problemas dermatológicos, por isso idas regulares ao dermatologista são importantes. Outros problemas de saúde que deve-se dar atenção são os oculares, devido aos olhinhos proeminentes do Shih Tzu e do Lhasa, eles têm mais pré disposição a conjuntivite e úlceras de córnea, então se seu cãozinho estiver com os olhos avermelhados, leve-o para um médico veterinário!

E então pessoal? Encontraram a que mais se identifica com sua família? Você já tem um Shitzu ou um Lhasa? Manda uma foto deles nos comentários!