Com pelo exuberante e focinho marcante, a raça Persa conquista nossos corações! Vamos falar um pouco sobre essa raça?
 
A origem dos Persas, como sugere o nome, é da Pérsia. Os primeiros relatos existentes sobre esses gatos dizem que foram italianos que os trouxeram da Pérsia para a Europa no século 17. Porém, foi somente no século 19 que os Persas que conhecemos hoje surgiram, graças a cruza deles com a raça Angorá.
 
A raça Persa é muito tranquila, é conhecida por ser reservada e mesmo assim apreciar a companhia de seus tutores. Esses gatos se dão bem com crianças, mas é preciso respeitar seus limites! Um gato Persa provavelmente vai preferir uma tarde de soninho do que uma tarde de brincadeiras.
 
A pelagem longa e exuberante é uma de suas características mais fortes! Além disso, seu focinho achatado também cativa muito as pessoas, que as vezes chamam a raça do Dollface por causa disso.
 
Essa pelagem linda precisa de cuidados! Para evitar nós, os Persas devem ser escovados diariamente. Isso também previne famosas bolas de pelo, que é um problema que precisa ser levado a sério. Além disso, os olhinhos grandes dos Gatos Persa tendem a lacrimejar bastante, por isso, limpezas diárias nos olhos também são necessárias
 
Outro cuidado importante para se ter com os Gatos Persas é com a temperatura, por ser uma raça braquicefálica, eles não suportam temperaturas muito altas. Por causa dessa condição, não é recomendado que eles viajem de avião.
 
Você também vai precisar dar atenção ao rim do seu Gato Persa! Infelizmente, a raça têm uma pré disposição à doença de rins policísticos, por isso, é recomendado fazer check ups anualmente, para monitorar a saúde do gatinho.
 
Também é importante cuidar com a alimentação dos Persa, tanto a quantidade quanto a qualidade, pois por não serem tão ativos, os Persas têm tendência a obesidade.
 
E aí pessoal? Descobriram se essa é a raça ideal para vocês? Conta pra gente! Ou se você já tem um gatinho Persa, posta uma foto nos comentários! Até mais!