Ainda dá tempo de aproveitar o verão para visitar o litoral! Muitas pessoas acabam desistindo de sair de casa por não terem quem cuide do seu bichinho de estimação. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você levar seu pet em percursos de carro de forma confortável e segura! Além de ser uma opção econômica, você ainda aproveita a companhia de seu melhor amigo.

 A PREPARAÇÃO

Caso o seu animal de estimação não esteja acostumado a andar de carro, é importante que você faça um processo de adaptação. Procure  leva-lo para dar pequenas voltas de automóvel ao longo da semana anterior à viagem. Ao final, é interessante lhe dar algum petisco como recompensa, para que o passeio seja associado a algo positivo.

É essencial que a carteirinha de vacinação esteja em dia, afinal, ele provavelmente terá contato com outros cachorros e gatos, ficando exposto a diferentes bactérias das que está habituado. Também é muito importante lembrar da identificação do seu pet, seja com medalhinhas que tenham um número de contato, ou até mesmo com o uso de microchip (link primeiro post). Outra dica é não alimentar seu cão nas quatro horas anteriores do trajeto. No caso de gatos, o jejum deve ser de duas horas.

 viagem

O TRAJETO

Para que todos fiquem confortáveis durante a viagem, mantenha uma temperatura agradável no interior do carro, se possível, evite sair nos horários mais quentes do dia. Para que você possa dirigir com tranquilidade, é necessário que o animal permaneça no mesmo lugar durante a viagem, seja com caixas transportadoras, caixas simples, no caso de gatos, ou cinto de segurança apropriado para pets. Leve alguns brinquedos do seu bichinho para que ele se sinta em casa e não se estresse tanto com a mudança de cenário. E claro, pare a cada duas horas para que ele possa fazer suas necessidades e beber um pouco de água. Tome cuidado para não oferecer muito líquido, pois isso pode aumentar as chances de vômito.

 cao

Esperamos que este post ajude você a passar por essa experiência da forma mais prática e agradável possível!