Tipos de coleira: conheça as variações e suas vantagens

Existem muitos tipos de coleira, você sabia disso? É, tem coleiras de diversos tamanhos, formatos, cores e materiais, tudo feito e pensado para que os animais, sejam eles de pequeno ou grande porte, possam andar com segurança e conforto para que seu pet não se machuque durante o passeio.

E são acessórios disponibilizados em diferentes versões, como peitorais, cabrestos, entre outros. Assim, você vai poder escolher o modelo que mais combina com seu pet, seja ele no tamanho ideal ou personalidade.

Quando adotamos um pet, uma das primeiras coisas que compramos é a coleira, pois ela ajuda a identificar que o animal tem dono e também é importante na hora do passeio. Mas você sabia que existem muitos tipos de coleiras? Cada uma tem um objetivo diferente e será usada em ocasiões diferentes. Por isso, é importante que o dono conheça os tipos de coleiras e qual a melhor coleira para cachorro.

Conheça os tipos de coleira para cachorro. | Foto: Reprodução da internet

Escolher os tipos de coleira é quase tão importante quanto passear todos os dias com seu amiguinho. Mas saiba que se escolher a coleira errada vai estar deixando seu animal desprotegido, podendo machucá-lo e até contribuir para que ele se comporte errado durante o passeio. Porém, não existe apenas um tipo de coleira perfeita, são diversos tipos, com muitas qualidades e até desvantagens.

Para ajudar mães e pais de pets a não fazerem a escolha errada, preparamos um guia com os principais tipos de coleiras disponíveis no mercado:

  • Colar tradicional

  • Coleira enforcador

  • Coleira Peitoral

  • Coleira Peitoral anti-puxão

  • Coleira cabresto

Para fazer a escolha certa, é preciso entender os tipos de coleira e cada ponto, seja ele positivo ou negativo. Confira um pouco mais sobre cada tipo de coleira: 

Coleira plana tradicional 

A coleira plana tradicional é feita para o uso no dia a dia do seu pet, em formato de tira, vai ao redor do pescoço e normalmente é utilizada em casa, podendo até colocar informações dele e do dono.

Esse tipo de coleira acaba sendo mais discreto e bem conhecido por todos, com diferentes opções em cores, estampas, tamanhos e materiais. Porém é indicada para animais tranquilos que não puxam muito a coleira.

Coleira peitoral 

A coleira peitoral é indicada para animais de pequeno porte, mas se você buscar pelo modelo adequado, vai descobrir que esse tipo de coleira também é usado em cães de tamanho médio e grande.

Esse faz parte do grupo de tipos de coleira super confortáveis e oferece segurança ao pet durante os passeios. Mas mesmo assim tem pontos negativos, como por exemplo, estimular que o animal crie o hábito de puxar durante os passeios.

Porém tem pontos positivos, como eliminação das chances do seu pet se enforcar e garante que ele não se solte, é indicada também para animais que possuem dificuldade de locomoção e necessitam só de segurança durante o passeio.

Coleira peitoral anti puxão 

A coleira peitoral anti puxão é um modelo parecido com a peitoral tradicional, porém com uma diferença: o gancho no qual se encaixa a guia não fica nas costas e sim no peito. 

Isso faz com que o animal, ao tentar puxar, seja direcionado para o lado mas sem causar nenhuma dor a ele. É um modelo facilmente encontrado e utilizado para cachorros de pequeno porte. 

Coleira cabresto

A coleira cabresto é indicada para cães que puxam muito durante o passeio e dessa forma a ideia é educar eles, no início do adestramento esse tipo de coleira é perfeito.

O modelo dá uma volta ao redor do pescoço e da região do focinho, fazendo assim que o dono consiga adestrar, fazendo ele perder o hábito de pular nas pessoas.

Pode ser um pouco desconfortável no início, porém com paciência seu cachorro vai se adaptar a esse modelo. É muito utilizada em cães de médio e grande porte.

Coleira enforcador 

A coleira enforcador também é indicada para adestramentos, já que ela oferece um maior controle para o tutor. É recomendada para cachorros agitados e que geralmente puxam muito durante os passeios.

Fique atento, pois, se o animal for forte demais vai acabar se machucando. Então verifique se o enforcador está regulado da maneira certa, assim, quando o cachorro sentir o desconforto ele vai evitar agir daquela forma.

Nunca deixe o cachorro sozinho com essa coleira, ele pode até se estrangular acidentalmente ou se ferir de forma muito grave.

Como escolher a melhor coleira? 

Do mesmo jeito que existem muitos tipos de coleiras no mercado, elas podem também acabar atrapalhando e confundindo a cabeça dos tutores, que podem fazer uma escolha errada quando o assunto for coleira para o seu pet. Do tradicional às educativas, bom mesmo é você entender qual é a necessidade que seu cachorro tem. Aí surge a pergunta: e como escolher a melhor coleira?

Primeiro, você pode começar utilizando a coleira mais tradicional para dessa forma entender como é o comportamento do seu cachorro, se ele puxa muito ou se é mais tranquilo durante os passeios, até como ele reage quando encontra outras pessoas.

Porém se o cão for ansioso, puxe muito, você irá precisar de uma coleira cabresto ou até coleiras peitorais para cachorros para dessa forma educar o seu amiguinho.

Qualquer escolha se torna muito importante e os tipos de coleira são diversos, então é bom você observar: a qualidade do material, sendo ele de tecido da guia ou do colar, travas e ganchos. Certifique-se sempre que a coleira é forte o suficiente para não causar nenhum risco ao seu pet, observe também o tamanho se está correto e nunca esqueça de colocar uma identificação na coleira.

Lembre-se: o melhor tipo de coleira para cachorro é aquele no qual ele não vai se incomodar e ainda vai mantê-lo seguro. O ideal é que na hora de comprar a coleira seu pet esteja junto, assim, você poderá fazer o teste e ver dentre as muitas opções qual modelo combina mais com seu amiguinho.

Agora que já sabe quais os tipos de coleira, é só escolher aquela que atenda às necessidades do seu pet e sair para aproveitar o dia com ele.

Na Nofaro você fica por dentro de tudo que seu pet precisa e ainda aprende a escolher entre os muitos tipos de coleira qual é o melhor para o seu amigo, sem contar que você terá acesso a planos de saúde para seus pets e serviços veterinários de qualidade, sem burocracia e ainda leva para a casa um lindo localizador pet para pendurar na coleira do seu peludo, deixando-o ainda mais protegido! 

Conheça os planos da Nofaro!