Quais frutas posso dar para meu cão ou gato?

As frutas no geral possuem uma infinidade de nutrientes e podem agregar de maneira saudável não só na nossa alimentação, como na dos nossos pets também. Principalmente no verão, pois a maioria das frutas possuem água, o que ajuda muito na hora de refrescar e hidratar nossos pets. 

Porém, é necessário um certo cuidado na hora de incluir as frutas no cardápio dos peludinhos! Da mesma forma que algumas podem fazer super bem para a saúde deles, existem outras que é melhor manter longe. 

Continue lendo esse post e descubra como incluir esses alimentos no cardápio do seu pequeno de maneira segura!

Quais frutas os gatos podem comer? 

A grande maioria das frutas não são indicadas para gatos por conterem cianeto nas sementes, o que as tornam tóxicas para os bichanos. Por isso, listamos algumas frutas que podem ser inseridas esporadicamente no cardápio do seu felino sem perigo! São elas:

  • Maçã: por possuir baixo teor de gordura e alto teor de fibras, essa fruta serve para controlar o peso do seu bichano, além de possuir vitaminas A e C. 

  • Melancia: por conter bastante água na sua composição, essa fruta pode auxiliar muito na hidratação dos felinos, principalmente no verão! Além disso, é rica em potássio e vitaminas A, B6 e C. 

  • Pêra: fortalece o sistema imunológico por ser rica em fibras, vitamina A e vitamina C. 

  • Melão: outra ótima fonte de hidratação para o seu bichano no verão! 

  • Banana: pode ser um bom petisco para o seu gatinho por ser rica em potássio! Porém, deve ser oferecida ao gatinho vez ou outra, pois possui alto teor de carboidrato e açúcares em sua composição. 

O ideal é que as frutas comecem a ser inseridas na alimentação do gatinho de forma gradual e enquanto ele for filhote, pois dessa forma o organismo dele vai tolerando melhor os novos alimentos, do que se fossem inseridos com ele já idoso. 

Quais frutas os cães podem comer? 

  • Morango: possui bastante água em sua composição, é rico em fibras e vitamina C. 

  • Manga: contém vitamina A, B6, C e E. Por isso, a fruta faz bem para os olhos, pele, sistema imunológico, energia, função cerebral e possui propriedades antioxidantes também. 

  • Banana: todas as partes da banana são seguras para o consumo do seu cãozinho! É um snack super saudável e delicioso para o seu pequeno. 

  • Maçã: pobre em gordura e rica em vitaminas A e C, é uma opção de petisco super saudável para o seu cão. 

  • Mirtilo: pode dar mirtilo ao seu cãozinho sem medo! Essa fruta possui pouco açúcar e baixo valor calórico. 

Quais frutas devem ser evitadas?

Uvas, frutas cítricas como limão, laranja, abacaxi e kiwi, abacate e carambola são exemplos de frutas que não devem ser oferecidas aos nossos cãezinhos e gatinhos.

Algumas delas são tão tóxicas que podem, inclusive, levar ao óbito. Então muito cuidado! 

Como oferecer frutas para o meu pet? 

É muito importante salientar que as frutas devem ser inseridas na dieta do seu amigo esporadicamente e como um complemento, no máximo 10% da alimentação geral. Os outros 90% devem ser compostos pela ração adequada, seja ela úmida ou seca. 

Atenção: além disso, para não correr risco de engasgo nem intoxicação, é imprescindível que você ofereça as frutas sem sementes, sem casca e em pequenos pedaços.

Uma maneira muito legal de oferecer as frutas para eles, principalmente em dias quentes, é congelá-las, transformando-as em picolés! Além de eles se alimentarem brincando, é uma ótima maneira de distraí-los e refrescá-los. 

Mantenha o acompanhamento veterinário! 

A melhor pessoa para te guiar em relação à dieta ideal do seu cachorro ou gato será sempre um médico veterinário. Só ele poderá indicar a quantidade ideal de frutas que você poderá incluir no cardápio do seu filho de quatro patas. 

Por isso visitas periódicas ao consultório do veterinário são tão importantes para que a saúde do seu pet seja avaliada, qualquer problema seja descoberto precocemente e a dieta dele seja a mais adequada possível, de acordo com as necessidades do peludinho. 

E o melhor é que você pode dar todo esse cuidado e acompanhamento ao seu pet com a economia que só cliente Nofaro tem! 

Clique abaixo, conheça nossos planos de saúde e deixe o seu pet mais protegido! 

Conhecer os planos