Existem gatos que miam mais alto, alguns que miam constantemente e outros que quase não miam ou miam muito baixo. Conhecer a personalidade do seu bichano é muito importante, pois caso ocorra alguma mudança, pode ser sinal de que ele não está bem e está tentando expressar isso.

 

Tipos de miado

Existem, basicamente, três tipos diferentes de miados, e cada gato o utiliza em variados momentos e com inúmeros intuitos. Os bichanos se adaptam às diferentes situações cotidianas na hora de se expressar. Confira abaixo os tipos de sons emitidos:

- Curto e agudo: normalmente usado para cumprimentar os donos, como um "oi". Se usado muitas vezes, é como se ele estivesse muito feliz em te ver pois você passou muito tempo fora de casa.

- Miado em tom médio: se for um som mais curto, provavelmente seja fome. Agora, se for um chiado mais longo, ele pode estar pendido para que você solucione alguma necessidade, como um potinho sem água ou uma caixinha de areia suja.

- Longos e graves: geralmente indicam alguma reclamação ou protesto. Fique de olho na postura corporal do animal, pois se ele estiver arisco ou agressivo pode significar que ele está atrás de briga.

É preciso ressaltar que a entonação dos sons pode variar de acordo com a raça. Fique sempre atento a todo comportamento do seu gatinho, pois assim como todos animais, eles merecem cuidado, amor e carinho.