Cuidados com o seu gato no verão

Os felinos são uma ótima companhia por serem animais carinhosos e também independentes. Mas, os gatos precisam de alguns cuidados com o calor do verão. Para ter certeza de que o seu amigo felino tem tudo o que precisa, confira a seguir algumas dicas das nossas veterinárias de como prezar pelo seu bem-estar do seu gatinho.

Hidratação é importante

Procure deixar potinhos de água disponíveis para o seu gato em toda a casa. Durante o verão, é interessante colocar cubos de gelo próximos ao pote de água para que ele possa se refrescar. Gatos gostam de água fresca e frequentemente pedem para os donos abrirem a torneira mais próxima, quando estão com sede. Muitas pessoas usam o motor de aquário, mas esse produto não é o mais adequado. Uma dica é utilizar uma fonte de água, que mantém o líquido em movimento.

Posso dar banho no meu gato?

Muitos ficam em dúvida se é recomendado manter a higiene do gatinho em dia com banhos, já que eles se mantêm limpos sozinhos. A grande maioria dos veterinários recomenda que gatos de pêlo curto, como os siameses, conseguem dar conta da própria higiene. A frequência da escovação do pêlo é recomendada uma vez por semana. Já as raças de pêlo longo, como persa e himalaia, podem tomar banho, preferencialmente com água morna, para ajudar na limpeza e evitar o acúmulo de oleosidade.

Se o seu gatinho não estiver acostumado a tomar banho, o melhor a fazer é ir com calma. Encha a banheira (ou bacia) apenas pela metade e use uma caneca ou outro recipiente. Não tente mergulhá-lo inteiramente na água, isso poderá deixá-lo ainda mais estressado. Se você ainda não se sentir seguro para dar banho no seu pet, sempre bom contar com a ajuda de um profissional.

Unhas aparadas

O hobby de muitos gatinhos é manter as suas garras aparadas arranhando todo e qualquer móvel que ver pela frente. Para evitar danos à sua casa e poupar o gatinho desse trabalho, mantenha as unhas dele aparadas. Isso vai ajudar também se quiser dar banhos no bichano. Não corte muito próximo à raiz: o recomendado é retirar apenas a parte curva da unha, para não correr o risco de machucar o seu pet.

Banhos de sol

Apesar de gostarem desses momentos, não é apropriado que os gatinhos fiquem por muito tempo debaixo do sol. Nessa época do ano não é recomendado que eles fiquem por muito tempo no sol, pois essa exposição pode desencadear problemas mais graves no futuro, como o câncer de pele. Os gatos amam esse momento e muitas vezes podem abusar do tempo pegando os raios solares. Por isso, você precisa monitorar: o ideal é deixá-los perto da janela antes de 10h e depois das 16h, quando os raios estão mais fracos.

Gostou das dicas?

É verdade que os gatinhos são bastante independentes e sabem se entreter sozinhos, mas eles também precisam de atenção, cuidados e brincadeiras. Essa época do verão também tem muitos tutores que aproveitam para viajar. Se for o seu caso, lembre-se de não deixar o seu gatinho sozinho. Conte com o apoio de algum amigo ou familiar ou considere chamar um petsitter. Seu pet agradece!

Quer cuidar ainda mais do seu pet? Conheça os planos de saúde pet da Nofaro.

Quero conhecer