Saiba quais os temperos que seu cachorro pode comer 

A maioria das pessoas possui pelo menos um pet em suas casas. Porém, é fundamental estar muito bem informado antes de adotar algum animal. Alguns cuidados precisam ser tomados e um deles se refere à alimentação. Não é tudo que nossos amigos podem ingerir, por isso os tutores devem prestar atenção nos temperos que cachorro pode comer. 

É inquestionável o quanto os cachorros são importantes para os humanos, são inúmeros os benefícios que eles trazem para nossas vidas, entre eles estão: redução do estresse, combate à depressão, combate ao sedentarismo, proteção, incentivo à socialização, companheirismo e muitos outros. 

Justamente por isso é extremamente importante cuidar dos nossos pets. Todos exigem cuidados especiais, dependendo inclusive da espécie do animalzinho adotado e das características de sua raça.

Neste artigo, vamos focar principalmente nos cuidados relacionados à alimentação, mais especificamente nos temperos que cachorro pode comer. Confira!

Como temperar comida de cachorro: temperos que cachorro pode comer. | Foto: Unsplash/James Barker.

Cachorro pode comer temperos? 

A alimentação do seu amiguinho canino definitivamente está entre as coisas mais importantes da sua vida, porque a escolha errada de um nutriente ou de um simples tempero para cachorro pode ser fatal. 

Então, para evitar efeitos adversos, é exigida uma atenção extrema, principalmente com relação a temperos que o cachorro pode comer, porque pode parecer algo completamente fácil de lidar, mas o erro está justamente nessa hora, a questão digestiva é uma parte da vida do cachorro com a qual é preciso tomar muito cuidado.

Portanto, os donos precisam saber quais temperos o cachorro pode comer e como temperar a comida do cachorro da melhor forma possível, sem provocar nenhuma intoxicação alimentar. 

É importante deixar claro que os cães podem comer temperos junto com a alimentação normal e cotidiana, porém é muito importante consultar um médico veterinário especializado para orientar sobre as quantidades e acompanhar a saúde e alimentação do pet, mesmo que você esteja utilizando um dos temperos que cachorro pode comer.

12 temperos que cachorro pode comer e seus benefícios 

O mundo possui uma variedade de alimentos para todos os gostos e não é diferente com os temperos, basta ir ao mercado para ver a infinidade de ervas e especiarias que existem, isso sem contar as que não vendem nesses estabelecimentos. 

Portanto, é necessário um estudo, mesmo que mínimo, para saber quais temperos que cachorro pode comer, além das vantagens que cada especiaria traz para nossos melhores amigos. Alguns temperos para comida de cachorro podem ser até essenciais.

Ficou curioso para conhecer os temperos que cachorro pode comer? Veja a seguir uma lista de tempero para comida de cachorro:

Manjericão 

O manjericão é excelente para o fígado. Esse tempero que o cachorro pode comer, além de cheiroso, possui ação cicatrizante, promovendo a proteção do pâncreas e melhorando o funcionamento da vesícula biliar.

Orégano 

O orégano é excelente porque conta com características que auxiliam no combate de fungos e leveduras. Por isso faz parte da família das plantas pet friendly.

Salsinha 

Excelente para a prevenção e combate ao câncer e ótima para os rins e o fígado.

Tomilho 

O tomilho é fonte de cálcio e ferro, auxilia na digestão e possui ação anti-inflamatória. É indicado para cachorros que tiveram a doença do carrapato e para cães com problemas de pele e alergias. Possui ação antifúngica e auxilia na formação das plaquetas sanguíneas. 

Hortelã 

É excelente para a digestão, além de ser um ótimo expectorante. Pode ser servido como um chá para o seu pet.

Açafrão 

Antifúngico, Anti-Bactéria, Anti-inflamatório.

Alecrim 

O alecrim funciona muito bem como uma fonte de vitamina E, por isso é excelente para cães idosos, que é quando eles ficam mais seletivos para comer, começando a comer pouco,

Azeite de oliva 

É uma excelente fonte de gorduras boas, vitamina E e Ômega 9.

Sálvia 

Antioxidante e cicatrizante.

Canela 

É excelente para cães que estão com problemas de gases. A canela regula a glicemia e suaviza gases. Além disso, é uma boa opção para cães que têm problemas nas articulações, principalmente os mais idosos.

Gergelim 

Possui propriedades antioxidantes e vitaminas importantes.

Gengibre 

O gengibre atua como um anti-inflamatório que melhora a saúde do seu cachorro. Por isso está na lista dos temperos que cachorro pode comer.

Temperos proibidos 

Por outro lado, existem temperos para cachorro que são proibidos, porque fazem muito mal, como é o caso da cebola, seja ela em qualquer forma, cozida, crua ou frita. Além dela, o alho poró também não deve ser dado em hipótese nenhuma, por conter tiossulfato, uma substância extremamente tóxica para o organismo dos bichinhos. 

A noz-moscada se junta também aos temperos que o cachorro não deve comer, devido a uma substância definida como Miristicina, podendo causar alucinações, aumento de pressão cardíaca, dores abdominais e até ataques epiléticos.

Já o sal é um dos temperos que cachorro pode comer, desde que seja dado na quantidade correta, para que a dieta seja balanceada. 

É importante fundamentar que assim como nós humanos, os cachorros precisam de sal para manter os níveis de sódio balanceados. Além disso, o sal possui um elemento químico chamado cloro, que é importantíssimo para a criação do ácido clorídrico, extremamente importante para a digestão dos pets. Vale ressaltar o uso do sal marinho, de preferência. 

Agora você já sabe quais temperos que cachorro pode comer e aqueles que são proibidos. Mas, deixando claro que é sempre necessário variar de temperos durante a alimentação do seu cão. 

É necessário evitar colocar sempre o mesmo tempero e procurar sempre dosar na quantidade certa. Vale ressaltar também que cachorros com insuficiência renal devem ter uma dieta com baixo nível de sódio e fósforo, ou seja, é importante sempre evitar alimentá-los com sal.

Portanto, sempre que for adicionar na dieta um dos temperos que cachorro pode comer, é bom consultar um veterinário para que ele defina a quantidade ideal que o seu pet deve ingerir em cada refeição. 

Se você gostou de aprender sobre temperos que cachorro pode comer e quer cuidar ainda mais da saúde do seu filho de quatro patas, conheça a Nofaro, empresa referência no ramo de planos de saúde para pets. Clique abaixo e dê o melhor cuidado para o seu peludo com a economia que só cliente Nofaro tem!

Conheça os planos de saúde da Nofaro!