Ensinar os nossos amigos pets a fazerem as suas necessidades no local correto, sem danificar móveis, tapetes ou qualquer item da casa pode ser um grande desafio.

Quando chega a idade adulta - de nove meses a um ano no caso de raças pequenas e dois anos para raças de grande porte - fazer xixi é uma forma de marcar o seu território. É como se o cãozinho dissesse “ eu passei por aqui” ou “esse é o meu banheiro, fique longe!”.



Os cãezinhos também podem acabar urinando sem querer quando estão muito animados ou querem comunicar para outros cães que não são uma ameaça. Quando isso acontecer, eles irão apresentar outros comportamentos classificados como submissos como ficar encolhido, levantar as patas dianteiras ou mostrar os dentes como se estivesse sorrindo (o que pode ser entendido erroneamente como um sinal de agressividade).

Seja o que for que ocasionou o ato, punir o pet para mostrar que ele fez o xixi em um local errado ou colocar o seu focinho próximo à sujeira não costuma ser muito eficiente. Por isso, separamos aqui algumas dicas que podem ajudar bastante a educar o seu pet e mostrar o lugar correto para ele fazer as suas necessidades.



Ao invés de dar bronca e punir o pet pelo mau comportamento, elogie quando ele fizer o xixi no lugar correto. Caso você use jornal ou tapetes higiênicos, ou deixe o seu cãozinho livre pelo pátio, dê os parabéns e ofereça um biscoito ou qualquer outro agrado, motivando-o de maneira positiva por ele agir corretamente.

Como uma criança, os animais podem não entender o que estão fazendo de errado e acabar fazendo as necessidades apenas quando você não está por perto. Outra consequência bem ruim de punir o seu pet de forma agressiva é a possibilidade de
que ele desenvolva o hábito de comer as fezes (comportamento conhecido como coprofagia), na tentativa de escondê-las.


No caso dos tapetes higiênicos, especificamente, espalhe vários pela casa nas primeiras semanas, e vá retirando aos poucos, até que ele se acostume a fazer sempre no mesmo local. Evite propor assimilações muito complexas para o seu bichinho, como pedir que ele faça as necessidades em algum lugar de difícil acesso. É verdade que cães castrados tendem a fazer xixi em lugares inapropriados com menor frequência, devido à baixa na produção de testosterona. Então, se você está em dúvida se deve castrar o seu cãozinho, aqui está uma boa razão - a castração também previne uma série de doenças, entre elas o câncer de próstata.

Os felinos também costumam fazer xixi como uma forma de marcar território, especialmente se tiver outros animais em casa. O ideal é que cada gatinho ou gatinha tenha a sua caixa de areia. Gatos podem ser bastante territoriais e dividir o banheiro pode deixá-los bastante estressados. Uma dica é usar algo que tenha um cheiro forte e colocar nos móveis para espantá-los. Um pouco de pimenta em pó, vinagre misturado com água ou suco de limão borrifados no móvel em questão pode ajudar a manter o pet afastado.

Esperamos que as nossas dicas tenha sido úteis para você para melhorar os hábitos de higiene do seu pet. Qualquer dúvida, marque uma consulta com um especialista credenciado pela Nofaro!