Você sabe quando cachorros e gatos ficam com mau hálito e você não consegue mais chegar perto?  Como escovar os dentes dos pets? E você sabe o que fazer para evitar o tártaro nos peludinhos?

São muitas dúvidas que surgem quando o assunto é cuidados com dentes de gatos e cachorros. Mas calma, estamos aqui para ajudar você. 

Primeiro é importante deixar claro que a boca do seu pet pode dar informações valiosas sobre como anda a saúde dele. Prestar atenção em qualquer alteração que ele possa apresentar nos dentes e na gengiva é essencial. Se você perceber qualquer ferimento ou fratura, fale imediatamente com um veterinário.

BENEFÍCIOS DA ESCOVAÇÃO

Escovar os dentes dos cachorros e gatos é essencial para a saúde deles porque previne mau hálito, tártaro e placas que podem provocar infecções e desenvolver bactérias que podem atingir a corrente sanguínea dele e prejudicar os seus órgãos vitais.

Assim como você, o seu pet também necessita de uma escovação regular para ter uma vida saudável e de qualidade. E uma das melhores formas de evitar o tártaro e prevenir doenças é escovando os dentinhos dele diariamente ou 3 vezes por semana, pelo menos. 

É preferível escovar desde filhote, assim como nós, humanos, que nos acostumamos desde pequenos. De qualquer forma, caso o seu cachorro ou gato seja adulto e nunca tenha escovado, não há problemas. Sempre é tempo de começar.

COMO ESCOVAR?

1º - Escova e pasta correta

Para escovar os dentes do pet, opte por uma escova apropriada ou por um dedal e NUNCA utilize pasta dental de humanos, pois ela contém abrasivos e outras substâncias que podem causar irritações. Não utilize escova de dente humana também.

2º - Escove com jeitinho

Com o objeto apropriado, passe por todos os dentes do seu cão. Nunca pressione as cerdas da escova contra a gengiva dele e não utilize sua força para não machucá-lo. Você também não precisa escovar rápido. 

3º - Tenha paciência

Tenha paciência se o seu cão não for acostumado e muito cuidado ao realizar a escovação. O importante é ir aos poucos acostumando-o e brincando com ele.

4º - Sem enxague 

Não precisa enxaguar a boca dele. A pasta dental canina é feita justamente para não haver problema de ingestão.

Se você preferir, temos um vídeo com algumas dicas de escovação, confira!

DICAS 

O mau hálito em cachorros e gatos, na maioria das vezes, é causado pela falta de escovação. Mas, além da escovação, há algumas dicas para que seja evitado.  

1) Procure incluir na dieta do seu cão alimentos que contenham hexametafosfato de sódio (HMP) porque esse componente é um mineral que, adicionado ao alimento, previne e reduz a acumulação de cálculo dentário em animais.

2) Oferecer petiscos e brinquedos especiais também ajuda na saúde dos dentes, já que eles são criados para limpar os dentes, fortalecer as gengivas, prevenir o acúmulo de tártaro e ainda estimular a mastigação.

3) Leve seu pet regularmente ao veterinário, pois, mesmo com dentes saudáveis, seu cão deve fazer um check up a cada seis meses, assim como você.

Fizemos um Pet Papo com a veterinária especialista em odontologia, Rafaela Barcellos. Falamos sobre os cuidados e tiramos várias dúvidas que você pode ter sobre os dentes do seu cachorro ou gato.  

Se você gostou do vídeo, você pode também vai gostar do nosso canal do YouTube, temos muitas dicas e conteúdos sobre pets. 

Fique atento

Como infelizmente muitas pessoas não sabem da importância de cuidar da higiene bucal do seu pet, no final das contas acabam tendo que levá-lo a uma clínica veterinária para fazer a limpeza de tártaro, cujo procedimento é complexo, envolve anestesia geral e possui um custo elevado. 

Para isso, elas podem contar conosco! Com um plano de saúde você pode levar seu filho de quatro patas ao veterinário quantas vezes quiser. E, caso precisar da limpeza de tártaro, a Nofaro disponibiliza a compra desse procedimento com desconto. Afinal, queremos tornar os cuidados com o seu pet mais prático e seguro.

Ficou com alguma dúvida? No botão abaixo você encontra mais informações sobre os planos.  

Quero saber mais sobre os planos