Quem não adora uma festa junina, não é? Época de fogueira, quentão e muita comida gostosa… Porém, somente para os humanos, viu?! Existem muitas comidas típicas das festas de junho que devem ser evitadas pelo seu cãozinho.

Continue lendo esse post e descubra os alimentos que você deve prestar atenção para manter longe do seu filho de quatro patas durante o período de festas juninas. 

Pode!

Amendoim (apenas o torrado e sem sal)

O amendoim é um petisco carregado de proteínas, vitaminas e gorduras boas. É seguro e nutritivo para os cães. Portanto, cães podem comer amendoim desde que seja torrado e sem nenhum tipo de tempero, como sal. 

Pinhão 

Sendo uma boa fonte de fibras, proteínas e minerais, pode ser oferecido como um petisco, no entanto, com moderação, para evitar qualquer desconforto gastrointestinal.

Milho verde cozido

Em geral, é um alimento seguro para oferecer aos pets, Isso, claro, desde que sejam tomados alguns cuidados em relação ao preparo e finalização do alimento (sem adição de sal e/ou manteiga). Além disso, também é preciso ser moderado na quantidade por ser um alimento calórico. 

Não pode!

Cachorro quente 

Além do excesso de sal, cachorros-quentes também contém açúcar, corantes, realçadores de sabor e conservantes sintéticos. Outro problema do cachorro-quente é que é comum adicionarmos a ele molhos à base de cebola e alho, que são tóxicos para os pets. Catchup e mostarda então? Nem pensar! 

Canela

A canela não é especialmente tóxica, mas está longe de ser recomendada. O principal motivo é que este alimento pode causar irritação na boca do seu pet, na pele e no sistema digestivo, além de diarréias e vômitos.

Quebra-queixo, pé-de-moleque, maria-mole e outros doces

Doces geralmente não são recomendados para os pets, já que contêm muito açúcar. O açúcar, mesmo sendo fonte de energia, aumenta o risco do seu pet desenvolver obesidade e outras doenças, como diabetes.

Canjica

A canjica recebe uma série de ingredientes, especialmente leite, milho, sal e açúcar. Embora o milho seja considerado seguro, a maioria dos cães é intolerante ao leite, ou melhor, à lactose que está no leite.

Dicas! 

Existem muitos alimentos que o seu peludinho deve ficar longe durante o período de festas juninas, mas isso não significa que ele também não deve se deliciar durante essa época! Substitua doces e alimentos de humanos que ele não deve ingerir por petiscos próprios para cães ou por banana e cenoura, por exemplo. (Neste artigo você pode descubrir quais frutas o seu pet pode comer sem medo).

E claro, toda e qualquer alimentação que não esteja inserida na rotina do seu pet deve ser avaliada e acompanhada por um médico veterinário. Além disso, caso seu pet coma qualquer alimento indevido ou que não esteja na lista de alimentos que os cães podem comer, leve-o imediatamente ao veterinário. 

Quer garantir mais saúde e segurança para o seu filho de quatro patas, principalmente em casos de emergência? Com os planos de saúde pet da Nofaro o seu pert tem acesso a atendimento veterinário de qualidade 24h por dia, consultas em domicílio, diversos tipos de cirurgias, exames e muito mais por um valor que cabe no seu bolso! Clique abaixo e conheça os planos de saúde da Nofaro. 

Conhecer os planos de saúde da Nofaro!