Conheça o comedouro interativo e saiba por que considerar essa opção

Os pets alegram muitos lares ao redor do mundo. Em muitas situações, os animaizinhos são tratados como integrantes da família e, por isso, é comum que seus tutores façam de tudo para garantir a felicidade e o bem estar de seus pets. Uma das formas de fazer isso é apostando no desenvolvimento da inteligência canina ou felina por meio da compra de um comedouro interativo.

Nesse sentido, existe o comedouro interativo para cachorro, assim como o comedouro interativo para gatos, e eles proporcionam benefícios na alimentação e na vida dos dois animais, entretanto, de uma forma geral, os cães acabam aproveitando um pouco mais das vantagens do comedouro interativo, pois eles costumam apresentar mais casos de ansiedade e dificuldade de concentração, do que os gatos.

Entretanto, mesmo com as várias vantagens do comedouro interativo, é importante ter em mente que cada animal tem uma personalidade própria, dessa forma, pode ser que o seu pet não consiga se adaptar com essa maneira de se alimentar.

Pensando na saúde e na felicidade de seu pet, a Nofaro te explica tudo sobre o comedouro interativo: o que ele é, para que ele serve e qual a diferença entre ele e o brinquedo interativo.

Design-sem-nome-9

O comedouro interativo pode ser uma forma de melhorar a alimentação de seu pet. | Foto: Freepik.

O que é comedouro interativo? 

Muitos tutores se queixam que seus pets acabam com a ração toda em questão de segundos. A ansiedade do animal pode ser uma das razões para que isso aconteça, pois ela faz com que o cão ou o gato fique muito agitado e acabe comendo muito rápido, muitas vezes nem mastigando. 

O comedouro interativo surge nesse sentido, como uma forma de ajudar e fazer com que esses animais comam mais pausadamente, mastiguem e aproveitem a sua refeição com mais calma e, assim, saiam mais saciados, do que sairiam se tivessem comido muito rápido. 

O comedouro interativo conta com uma série de obstáculos, que são diferentes de acordo com o modelo, para que o pet não consiga ter acesso direto à comida. Dessa maneira, o animal precisa passar o alimento por um labirinto ou uma espécie de quebra cabeça, para só assim ter acesso direto à refeição. 

O comedouro interativo é, portanto, uma forma criativa e eficiente de impedir que o pet coma toda a ração de uma vez só, já que ele precisará ter um pouco mais de calma para conseguir fazer a comida passar pelo obstáculo proposto.

Para que serve um comedouro interativo? 

De uma forma geral, o comedouro interativo tem duas principais funções: gastar a energia e controlar a ansiedade dos pets. Essa pode também ser uma forma de divertir o animalzinho, pois é comum perceber que os pets, principalmente os cães, encaram o comedouro interativo como um brinquedo propriamente dito e, nesses casos, é uma forma de fazer com que eles brinquem por um tempinho. 

Os cachorros, majoritariamente os filhotes, acabam tendo muita energia e ela precisa ser gasta de alguma forma. Se eles moram em um apartamento ou em uma casa sem quintal para correr, essa energia é dobrada e essa maneira de comer, tendo que resolver uma espécie de quebra-cabeça ou labirinto, é uma maneira bastante eficaz de fazer com que o cachorro possa movimentar o corpo e a mente. 

O comedouro interativo pode ser de muita ajuda também na saúde física dos bichinhos. Há indícios de que comer muito rápido e sem mastigação pode gerar obesidade. Quando o alimento é digerido muito rápido, o animal tende a sentir mais fome e, por isso, precisa comer mais ou ter a próxima refeição adiantada, além disso, a digestão de uma comida mal mastigada pode não ser tão satisfatória. 

Comedouro interativo para cães ansiosos 

Existem várias causas para um cão estar ansioso. Por isso, é muito importante que o tutor tenha a consciência de levar o cachorrinho para um veterinário, a fim de que ele avalie as razões para esse acontecimento e o que o dono pode fazer para amenizar ou curar totalmente essa situação. 

Nesse contexto, uma das formas de ajudar seu cãozinho, a passar por esse momento de ansiedade, é comprando um comedouro interativo para ele. Essa forma diferente de se alimentar fará com que ele não consiga comer toda a comida de uma vez, já que precisará parar e analisar com calma o que ele poderá fazer para ter acesso a sua comida. 

A ansiedade por si só pode fazer com que o cachorro tenha problemas gastrointestinais e, sem a ajuda do comedouro interativo, essa possibilidade aumenta bastante. Isso porque, sem o comedouro interativo e com o cachorro comendo muito rápido, o animal não conseguirá digerir totalmente o alimento e isso pode causar sérios problemas como vômitos, gases, diarreias e até algumas doenças.

De todas as formas, é relevante a observação sobre o comportamento e a resposta do cão ao brinquedo, pois, mesmo sendo muito benéfico, ele pode acabar não se adaptando e, assim, o comedouro não será eficiente no tratamento de sua ansiedade, podendo até mesmo a intensificar. 

Brinquedos interativos x Comedouro interativo 

Os brinquedos interativos e o comedouro interativo apresentam uma função muito semelhante: a intenção de gastar a energia do pet. Entretanto, é necessário encarar o comedouro interativo como um momento mais sério, já que ele representa ali um momento de refeição, enquanto que o brinquedo tem como a principal função realmente a brincadeira. 

Dessa forma, com o comedouro o animal entenderá que ele precisa realizar uma tarefa com calma para que o alimento saia (alimento esse que está ali a disposição do pet), enquanto que em uma brincadeira, ele apenas precisa se divertir, podendo ou não ganhar algum petisco por algo que ele execute naquela atividade.

Para além do comedouro interativo, conheça a Nofaro, uma empresa especializada em planos de saúde para cães e gatos. Com os planos de saúde da Nofaro, se acaso o seu pet estiver passando por alguma doença ou precisar de atendimento veterinário, ele terá o mais rápido possível e sem que você tenha surpresas no seu orçamento!  Acesse o site e conheça os inúmeros benefícios desse serviço incrível e de qualidade impecável.

conheça os planos de saúde da Nofaro!