Seu cachorro está vomitando? Conheça possíveis causas e o que fazer 

Em uma realidade em que os pets são literalmente membros da família, ver o animalzinho passando por algum mal estar é muito ruim e desconfortante. Por isso, quando percebemos o cachorro vomitando, é sempre desesperador. 

Nesse cenário, é extremamente importante consultar um veterinário imediatamente, pois só o profissional será capaz de analisar o cão vomitando e poder dar um veredito a respeito do que realmente está acontecendo com ele e qual é o melhor tratamento para esse caso.

Independente do cachorro vomitando muito ou pouco, é preciso estar de olho nos sinais. Entretanto, é preciso ter muita calma nesse momento, pois o tutor do cachorro vomitando não pode se desesperar, já que ele precisa de um centro de apoio ao animalzinho e também tem a possibilidade desse vômito ter uma causa simples e fácil de ser resolvido.  

 

Apenas um veterinário pode afirmar com certeza as causas de um cachorro vomitando. | Foto: Freepik.

Cachorro vomitando: o que pode ser?

O fato do cachorro vomitando, por si só,  indica que está acontecendo algo de errado com ele, uma vez que o vômito representa a expulsão de alguma coisa que está no estômago do animalzinho, na tentativa de solucionar essa situação. 

Nesse sentido, um cachorro vomitando pode ter inúmeras causas, desde as mais simples de resolver, até as mais complexas, que precisam de uma maior observação. Uma das causas mais comuns e mais fáceis de resolver é a intolerância a um tipo de ração, nesse caso, é possível resolver apenas trocando o alimento do cachorro. 

Além disso, é válido prestar atenção se o cachorro vomitando está apresentando apenas o vômito ou se, na verdade, é um regurgito. Pois, o regurgito consiste na expulsão do alimento não digerido e, então, pode ter outras causas e outros tratamentos diferentes do vômito.

Principais causas do cachorro estar vomitando

As causas de um cachorro vomitando podem variar desde as mais simples e fáceis de resolver, até algumas mais graves, que demandam o olhar especializado de um bom veterinário. 

Geralmente, o cachorro vomitando está nessa situação pela ingestão de algum alimento que não o fez bem. Se essa for a razão, ele vai vomitar apenas uma ou duas vezes, mas, caso o vômito aconteça muitas vezes, é importante correr para um profissional para que ele examine o animalzinho.

Em alguns casos, o cachorro vomitando pode estar passando por alguma doença psicológica, como depressão ou ansiedade e, por isso, não está se alimentando da forma que deveria. Esse contexto pode ser notado analisando se os hábitos do animalzinho mudaram. Nesse sentido, o dono precisa estar mais perto do seu pet e lhe dar mais atenção.

Vomitando amarelo

De forma geral, existe uma principal causa para um cachorro vomitando amarelo: animalzinho sem comer. 

Nesse caso, é preciso analisar se o cachorro vomitando ficou muito tempo sem comer ou até mesmo comeu algo diferente do que o costume. Se isso realmente tiver acontecido, é necessário avaliar os motivos disso. Pode ser que o cachorro esteja passando por algum estresse ou ansiedade e isso pode estar afetando a sua alimentação. 

O que acontece quando o cachorro não se alimenta, é que o fígado produz a bile (que tem uma cor amarelada) e manda para o estômago como uma ajuda na digestão do alimento. Se o animal não come, a bile sozinha irrita o estômago e, então, ocorre um vômito.

Vomitando verde 

O cachorro vomitando verde pode ter a mesma causa do amarelo: a falta de alimentação. Entretanto, quando a coloração do vômito é verde, a concentração de bile no estômago costuma ser maior, do que quando é amarelo. Nesse sentido, também é necessário consultar um veterinário, pois só ele poderá afirmar a causa com mais exatidão.

Vomitando espuma branca 

O motivo do cachorro vomitando espuma branca costuma ser indigestão de algum alimento que não fez muito bem ao seu estômago, causando, assim, uma intoxicação alimentar ou uma indigestão mesmo. 

Entretanto, se esses vômitos persistirem, é importante investigar, pois pode ser alguma doença mais grave, como a gastrite, a raiva ou a presença de parasitas, que são situações que precisam ser melhor analisadas e tratadas com um profissional.

Cachorro vomitando sangue 

Cachorro vomitando sangue costuma ter causas mais graves. Se esse for o caso, é necessário consultar um veterinário imediatamente, pois pode ser que o animalzinho esteja passando por algo mais difícil de resolver como lesões internas, hemorragias, úlceras ou outras situações. 

É válido lembrar que há a possibilidade desse sangue ter a origem de alguma ferida na boca do cachorro, por isso, é importante observar a cor e a consistência do sangue. Se o sangue for de um vermelho mais vivo e estiver mais líquido, pode ser que ele seja oriundo de alguma machucado na boca do animal, nesse caso o tratamento é bem mais fácil.

Vomitando marrom 

O cachorro vomitando marrom, geralmente, significa que ele está com o hábito de mexer e até comer suas fezes. A coprofagia é o nome dado quando o cãozinho come suas fezes e isso pode fazer com que ele tenha um vômito de cor amarronzada. Nesse sentido, é importante consultar um veterinário para encontrar uma solução adequada.

Vômito e diarreia 

Um caso de cachorro vomitando e apresentando diarréia, geralmente, é causado por algum alimento que o animal comeu e não fez bem. Se o caso persistir, é necessário consultar um veterinário para que ele verifique se nenhuma doença mais grave está ocorrendo com o cãozinho e, dessa forma, defina um tratamento adequado.

O que fazer com cachorro vomitando? 

É necessário sempre observar de perto um cachorro vomitando, para entender o que está acontecendo e quais são os hábitos que podem levar ao vômito. Isto é, olhar se ele não está comendo bem, se os vômitos estão sendo repetitivos e se ele está psicologicamente bem. E, dependendo desses fatores, é indispensável a consulta com um profissional veterinário, para que ele saiba realmente qual é a causa e qual o melhor tratamento. Além disso, é válido verificar se o cachorro está bem hidratado e bebendo água com frequência. 

Para além dos cuidados com um cachorro vomitando, conheça a Nofaro, um plano de saúde para pets que faz tutores economizarem até 90% em cada ida ao veterinário, a fim de que eles tenham mais tranquilidade e esses pets tenham mais saúde e segurança. 

Conheça os planos de saúde da Nofaro!