Cachorro roncando: por que isso acontece?

 Os cachorros sempre conseguem dormir nas posições mais fofas e encantar seus donos. Porém quando começam a roncar, é possível que isso atrapalhe a noite de sono de quem dorme na mesma casa e até possa chegar a preocupar, dependendo da intensidade. Então para poder se tranquilizar, descubra, cachorro roncando: por que isso acontece?

Saiba o que fazer se seu cachorro está roncando. | Foto: Pexels

Por que meu cachorro está roncando? 

Muitos pets passam por essa situação, que é normal, assim como para os humanos. Os motivos para os cachorros roncarem são variados e podem depender inclusive da raça do seu pet. Dentre estes motivos, os principais são alergias e resfriados, que fazem com que a hipersensibilidade dos cães seja atacada ou congestionando as vias nasais, resultando no cachorro roncando.

Cachorro braquiocefálico 

Os cachorros braquicefálicos possuem um focinho achatado que afeta suas vias nasais, fazendo com que fiquem mais estreitas. Essa obstrução das vias nasais acarreta numa dificuldade para respirar, que contribui para que os cães ronquem. Neste caso, é normal o cachorro roncar e geralmente não é necessário tomar medidas extremas. Porém, dependendo da intensidade, é possível que a qualidade do sono do cachorro seja prejudicada e você tenha que buscar apoio. 

Portanto, é preciso uma atenção redobrada nas raças que sofrem com este problema, como os Pugs, Buldogues, Chow-Chow, Boxer, entre outras.

Os cachorros braquicefálicos podem desenvolver algum tipo de alergia, fazendo com que o nariz fique mais obstruído. Para evitar que isso aconteça, a cama e o cobertor do cachorro devem estar sempre limpos para não contrair poeira. Além disso, é recomendável evitar usar produtos com cheiro forte na hora de limpar a casa, pois estes produtos podem causar mais irritação e não são bem vindos pelos cães.

A obesidade também pode levar os cães a roncarem. Isso porque o excesso de peso dificulta a respiração deles, que têm as articulações obstruídas. Neste caso, é recomendável levar o cachorro para um acompanhamento médico, onde você receberá instruções sobre como melhorar a saúde do seu animal de estimação. Uma possível recomendação é levar o cachorro para mais passeios, aumentando a prática de exercícios físicos para que assim ele entre em forma e volte a ter mais facilidade para respirar.

O que fazer com cachorro roncando? 

Existem outras formas de evitar ter o seu cachorro roncando. Manter ele em lugares frescos, alimentação balanceada e praticar atividades com os cães, fazem com que eles fiquem saudáveis e então tenham menos probabilidade de sofrerem com isso. 

Se for necessário, mude a cama do seu cachorro de lugar. Isso pode fazer com que ele tenha uma melhora. Algumas vezes, o lugar onde os pets ficam, junta muita poeira e não favorece a saúde do seu amigo, resultando no cachorro roncando. Com a mudança, você providencia para ele ar fresco, evitando que ele contraia algum tipo de alergia e tenha seu sono prejudicado.

Cachorro roncando enquanto respira 

Alguns cachorros ainda precisam lidar com outro tipo de problema: eles roncam enquanto respiram. Isto pode acontecer com cachorros que cansam mais facilmente, devido ao fato de não conseguirem respirar tão livremente, como alguns dos cães braquicefálicos. Além disso, algumas medicações ou relaxantes musculares também podem resultar no cachorro roncando enquanto respira. 

A fumaça é outro componente que atrapalha. Seja de motores ou principalmente de cigarros, ela pode resultar em problemas mais graves como bronquite ou até asma. Consequentemente, o ronco do cachorro também começa a aparecer com mais frequência, mesmo sem que esse esteja dormindo. Neste caso é importante procurar um veterinário para que este possa identificar se o pet está sofrendo com alguma doença pulmonar e além disso, afastar o cão destas fumaças prejudiciais.

É sempre importante cuidar da saúde do seu pet. Muitas vezes as pessoas não sabem que o seu cão pode estar passando por algum problema respiratório e então, cada vez este problema vai se agravando mais. O ronco na maioria das vezes é inofensivo e em outras é até natural. Mas por outro lado, o cachorro roncando pode ser um sinal de que você deve procurar ajuda, para que ele seja tratado e você tenha a melhor solução para melhorar sua saúde. Existem objetos que podem servir para ajudar na melhora do sono do seu pet, como travesseiros que ajudam a posicionar a cabeça do cão para que os roncos sejam amenizados. 

Outros motivos para o cachorro que ronca 

Outro motivo que resulta no cachorro roncando, pode ser também a obesidade. Cães acima do peso, possuem mais dificuldade para respirar e no mínimo esforço, já ficam cansados. Isso faz com que as suas vias fiquem obstruídas e então eles acabem roncando enquanto estão respirando. A consulta com o veterinário pode ajudar a buscar soluções para diminuir o ronco e melhorar o bem-estar do seu cão.

Por isso é necessário tomar cuidado para identificar se você está com seu cachorro roncando. Caso ele tenha o costume de roncar, comece a prestar atenção nos sinais para evitar que a situação se agrave. Fique de olho em o que ele aspira quando fareja o chão, pesquise se a raça do seu cão possui tendências de ronco, seja pelo focinho achatado ou por outro motivo, se atente ao que ele anda comendo e se ele teve mudança significativa de peso, evite fumar cigarros perto dele, pois ele pode contrair doenças pulmonares e ter sua saúde prejudicada, repare se eles esteve gripado ou resfriado pois assim as vias nasais podem acabar ficando obstruídas e mantenha o ambiente sempre limpo, evitando muita poeira, para que ele não contraia nenhuma alergia.

Estas atitudes devem ser tomadas porque cachorro ronca e isso pode acabar prejudicando seu sono e sua qualidade de vida também. 

Por fim, não entre em desespero. O cachorro roncando não significa que ele está passando por maiores problemas, nem que você deve buscar ajuda médica imediatamente. Às vezes são necessários apenas cuidados básicos, que irão ajudar na respiração do seu pet e ajudarão na diminuição dos roncos para que todo mundo consiga dormir tranquilo, sem nenhum barulho de cachorro roncando.

A Nofaro possui as melhores opções para ajudar nos cuidados com o seu pet. O plano de saúde para pets garante que você consiga ter o melhor tratamento caso seu cachorro precise, além de contar com os melhores serviços veterinários, atuando não só na emergência, mas na prevenção também. Os planos garantem consultas, exames, cirurgias, vacinas e muito mais. Clique abaixo e conheça os nossos planos.

Conheça os planos da Nofaro!