Provavelmente você não saiba, mas a boca do seu pet pode dar informações valiosas sobre como anda a saúde dele. É importante prestar atenção em qualquer alteração que ele possa apresentar nos dentes e na gengiva. Se você perceber qualquer ferimento ou fratura, fale imediatamente com um veterinário.

Outro ponto importante é que, assim como você, o seu pet também necessita de uma higiene regular para ter uma vida saudável e de qualidade. E uma das melhores formas de prevenir doenças é escovando os dentinhos dele diariamente ou 3 vezes por semana, pelo menos. É preferível escovar desde filhote, assim como nós, humanos, que nos acostumamos desde pequenos. De qualquer forma, caso o seu cão seja adulto e nunca tenha escovado, não há problemas. Sempre é tempo de começar.

 

 

BENEFÍCIOS DA ESCOVAÇÃO

Escovar os dentes caninos é essencial para a saúde deles porque previne mau hálito, tártaro e placas que podem provocar infecções e desenvolver bactérias que podem atingir a corrente sanguínea dele e prejudicar os seus órgãos vitais.

COMO ESCOVAR?

1) Para escovar os dentes do pet, opte por uma escova apropriada ou por um dedal e NUNCA utilize pasta dental de humanos, pois ela contém abrasivos e outras substâncias que podem causar irritações. Não utilize escova de dente humana também.

2) Com o objeto apropriado, passe por todos os dentes do seu cão. Nunca pressione as cerdas da escova contra a gengiva dele. Não utilize sua força para não machucá-lo. Não escove rápido. Tenha paciência se o seu cão não for acostumado e muito cuidado ao realizar a escovação. O importante é ir aos poucos acostumando-o e brincando com ele.

3) Não precisa enxaguar a boca dele. A pasta dental canina é feita justamente para não haver problema de ingestão.

 

 

 

DICAS

1) Procure incluir na dieta do seu cão alimentos que contenham hexametafosfato de sódio (HMP) porque esse componente é um mineral que, adicionado ao alimento, previne e reduz a acumulação de cálculo dentário em animais.

2) Leve seu pet regularmente ao veterinário, pois, mesmo com dentes saudáveis, seu cão deve fazer um check up a cada seis meses, assim como você.

Como infelizmente muitas pessoas não sabem da importância de cuidar da higiene bucal do seu pet, no final das contas acabam tendo que levá-lo a uma clínica veterinária para fazer a limpeza de tártaro, cujo procedimento é complexo, envolve anestesia geral e possui um custo elevado. 

Para isso, elas podem contar conosco! Nossos planos VIP e TOP cobrem este e outros tantos procedimentos, tornando os cuidados com o seu pet mais práticos e seguros porque com os planos da Nofaro você pode usufruir do melhor de cada clínica pagando apenas um valor fixo de mensalidade.