Se você tem ou está pensando em adotar um gatinho, é importante que você esteja preparado para cuidar da saúde do bichano e assim garantir uma vida longa e saudável a ele. 

Existem cuidados essenciais que devem ser tomados durante toda a vida do seu gatinho para que a saúde dele não seja comprometida e que os momentos ao lado dele se multipliquem. Foi pensando nisso que decidimos listar os 7 cuidados essenciais que você deve ter com a saúde do seu gato. Dá uma olhada!

Alimentação 

Os gatos precisam ter uma dieta rica em proteínas. A proteína é a principal fonte de energia dos felinos e não deve ser deixada de lado na alimentação do mesmo. Existem diversos tipos de rações no mercado, tanto úmidas quanto secas, e que podem fornecer todos os nutrientes que o seu gatinho precisa. Mas, para saber qual é a ração mais indicada para o seu bichano, consulte um médico veterinário. 

Evite o contato com a rua 

Seu gato costuma sair para a rua com frequência? Então ele corre alguns riscos. Na rua, o seu felino está exposto a muitos perigos como outros animais soltos, automóveis, comer algo indevido, entre outros incidentes. Portanto, é muito importante que você limite o contato dele com o meio externo e promova um enriquecimento ambiental no local onde o seu pet passa a maior parte do tempo, fornecendo brinquedos, caixas de papelão, entre outros objetos que possam distrair seu gatinho. 

Outra dica interessante é colocar telas nas janelas. Isso evita que o seu gatinho acabe saindo para a rua ou até outros acidentes maiores, como em caso de apartamentos, por exemplo. 

Sempre hidratado!

Os gatos não costumam beber água com tanta facilidade quanto os cães, por isso é importante que isso seja estimulado para que eles criem esse hábito. Manter a água sempre fresquinha para eles e ter potes de água espalhados pelos ambientes em que o seu pet circula pela casa  pode ajudar muito o seu bichano a manter a hidratação em dia. Hoje em dia existem até alguns tipos de bebedouros específicos para gatos, os quais mantém a água sempre corrente e fresquinha. Pode ser um ótimo aliado! 

Vermífugos e anti parasitários também são importantes!

Não são só os cães que devem estar protegidos dos vermes, das pulgas e dos carrapatos, não! Os gatinhos, mesmo que não saiam do ambiente doméstico, também devem estar sempre protegidos desses parasitas. 

Vermífugos e antipulgas para gatos são itens indispensáveis para a saúde do seu felino e devem ser dados periodicamente de acordo com a orientação do médico veterinário. 

Vacinas sempre em dia!

Um dos itens mais importantes dessa lista com certeza é a vacinação! Seu gato deve iniciar o calendário de vacinação desde filhote e deve reforçar as doses anualmente, de acordo com a orientação veterinária. 

A vacinação é o melhor meio de proteção e prevenção de doenças mas sabemos que, com a correria do dia a dia, é bem possível que se deixe passar uma dose aqui e outra ali. E é por isso que criamos esse calendário de vacinação totalmente gratuito! Com ele, você pode organizar as datas de cada dose do seu pequeno, sem deixar passar nenhuma. Clique abaixo e baixe o seu calendário gratuitamente. 

Baixe seu calendário de vacinação gratuito!

Saúde emocional também é importante!

Sim, a saúde emocional do seu gato também conta (e muito) para a qualidade de vida dele. Assim como nós, os pets também sentem medo, ansiedade, tristeza, desamparo, raiva, etc. Por isso, é muito importante prestar atenção e zelar pela saúde mental dos bichanos, principalmente porque os gatos são animais mais discretos e tendem a esconder mais suas emoções. 

Mas calma! Existem alguns meios de tornar o seu gatinho mais saudável mentalmente e dedicar tempo de qualidade ao lado do seu pet é um deles. Com certeza você já deve ter escutado por aí que gatos são animais independentes e por isso não há problema em deixá-los longos períodos de tempo sozinhos, mas isso não é verdade. Os gatos, assim como os cães, não devem ficar tanto tempo sozinhos e também precisam de tempo de qualidade ao lado dos seus tutores. 

Além disso, nos momentos em que o seu felino precisar ficar só, é importante que haja um enriquecimento ambiental no local em que ele fica da casa. Inserir brinquedos, arranhadores ou outros objetos que ele goste, pode estimulá-lo e distraí-lo.

Fora isso, fornecer uma alimentação de qualidade a ele, bem como, manter o ambiente que ele vive (inclusive o local onde ele realiza suas necessidades) sempre limpos também é muito importante para manter a saúde mental e física do seu gatinho. 

Check ups são essenciais!

Esse item é, talvez, o mais importante desta lista. Assim como nós, os gatos devem passar por check ups anuais para garantir que está tudo bem com sua saúde, prevenir problemas futuros e até mesmo descobrir outros de maneira precoce. 

Lembrando que, caso o seu gato tenha alguma doença já diagnosticada, os exames e visitas ao veterinário deverão ser ainda mais frequentes. Certo?

Nossos pets são parte da nossa vida, da nossa família e nos trazem muitas alegrias no dia a dia. Fornecer uma vida mais longa e saudável para eles é uma forma de retribuir todo o amor que recebemos e prolongarmos momentos felizes ao lado deles. E é por isso que é tão importante inserir cada item dessa lista na rotina do seu peludo. Mas se você está pensando que, para garantir todo esse cuidado á ele, terá que desembolsar muito dinheiro… Calma!

Existe um meio que é capaz de fazer você economizar e facilitar muito o cuidado com a saúde do seu gato, que é um plano de saúde para pets. 

Economia de até 90% em cada ida ao veterinário, clínicas 24h à sua disposição, atendimentos à domicílio, consultas com especialistas, exames, cirurgias e as melhores clínicas e médicos veterinários da sua cidade prontos para receber você e o seu peludo. 

Seja para cuidado, prevenir problemas futuros ou até mesmo para casos de emergência, os planos de saúde pet da Nofaro poderão te ajudar sem burocracia e sem nenhuma surpresa no orçamento. Clique abaixo e conheça nossos planos de saúde para cães e gatos!

Conheça os planos da Nofaro